sábado, 14 de maio de 2011

Jardim Secreto

Este  filme retrata a história de Collin o menino que até os 10 anos viveu em seu quarto.Ele foi privado do contato com o mundo exterior por apresentar uma suporta doença, não teve interação com outras criança.
Collin pulou alguns estágios do desenvolvimento.

Período Impulsivo e Emocional
Foi privado do contato com o mundo.
Período Sensório Motor
Não andou no tempo determinando...
Período Personalismo
A falta de conta com outras crianças prejudicou a formação da autonomia da Collim. Sua vida mudou com a chegada de sua prima
Foi preciso a presença de uma criança para mostrar suas possibilidades.Ele decide enfrentar o mundo  Passa a interagir com a natureza, situações que até então eram desconhecidas.
Consegui superar seus maiores obstáculos.
E passa até uma nova vida...

" Há duas formação para viver a sua vida: uma é acreditar que não existe milagre ...
A outra é acreditar que todas as coisa são um milagre...." Albert Einsten.


Acredito que para uma criança se desenvolver precisa da convivência de outras, para repassar e absorver experiências. Esse filme  é ótimo, emocionante  e eu recomendo vocês
Núbia


                                               

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Epistemologia genética



Desde jovem Jean Piaget demonstrou sua habilidade de observação. As teorias de Jean Piaget, portanto, tentam nos explicar como se desenvolve a inteligência nos seres humanos. Daí o nome dado a sua ciência de Epistemologia Genética, que é entendida como o estudo dos mecanismos do aumento dos conhecimentos. Convém esclarecer que as teorias de Piaget têm comprovação em bases científicas. Ou seja, ele não apenas descreveu o processo de desenvolvimento da inteligência, mas, comprovou suas teses, experimentalmente. Resumir a teoria de Jean Piaget não é uma tarefa fácil, pois sua obra tem setenta livros e mais de quatrocentos artigos. Repassamos aqui algumas idéias centrais de sua teoria:

1 - A inteligência para Piaget é o mecanismo de adaptação do organismo a uma situação nova e, como tal, implica a construção contínua de novas estruturas. Esta adaptação refere-se ao mundo exterior, como toda adaptação biológica.

2 - Para Piaget o comportamento dos seres vivos não é inato, nem resultado de condicionamentos. Para ele o comportamento é construído numa interação entre o meio e o indivíduo.

3 - “Não existe estrutura sem gênese, nem gênese sem estrutura” (Piaget). Ou seja, a estrutura de maturação do indivíduo sofre um processo genético e a gênese depende de uma estrutura de maturação. Sua teoria nos mostra que o indivíduo só recebe um determinado conhecimento se estiver preparado para recebê-lo. Ou seja, se puder agir sobre o objeto de conhecimento para inserí-lo num sistema de relações. Não existe um novo conhecimento sem que o organismo tenha já um conhecimento anterior para poder assimilá-lo e transformá-lo.

4 - O desenvolvimento do indivíduo inicia-se no período intra-uterino e vai até aos 15 ou 16 anos. Piaget diz que a embriologia humana evolui também após o nascimento, criando estruturas cada vez mais complexas. A construção da inteligência dá-se portanto em etapas sucessivas, com complexidades crescentes, encadeadas umas às outras. A isto Piaget chamou de “construtivismo sequencial”.
      
Givanilda Maria Lopes


quarta-feira, 11 de maio de 2011

UM POUCO MAIS DE PIAGET NUNCA É DEMAIS!!!!

A inteligência, segundo Piaget, é uma adaptação: o indivíduo desenvolve formas de agir e pensar para superar os desafios colocados pelos meios natural e social. Ao se deparar com uma novidade, um desafio, a pessoa é capaz de remanejar suas ideias e criar novas conclusões a partir delas, para resolver seu problema. “O pensamento se desenvolve a partir das ações sensoriais e motoras que antecedem o aparecimento da função simbólica, isto é, da capacidade de pensar”, explica a docente do curso de Psicologia da PUC-SP Maria Regina Maluf, presidente da Sociedade Interamericana de Psicologia e estudiosa de Piaget.
Na escola, isso adquire a roupagem de provocação. “Temos em mente a situação de que o novo conteúdo traz um desequilíbrio para o aluno, sendo que ele volta à situação de equilíbrio depois de assimilar esses novos conhecimentos. Ou seja, o cerne da questão é a problematização, fazermos com que os alunos enfrentem os desafios e se sintam capazes de superá-los”, sustenta a orientadora pedagógica. Pelo foco da psicologia, Maria Regina explica: “surge assim [com os estímulos adequados] o pensamento lógico, sob a influência de quatro fatores do desenvolvimento, conforme os estudos de Piaget: a maturação, a aprendizagem, as interações sociais, e a equilibração, ou seja, a busca constante de regulação mental”.
(...)O legado mais concreto de Piaget para a educação foi a classificação assertiva, por faixas etárias, das fases da criança, apontando em qual delas o indivíduo é capaz de realizar determinadas operações mentais, lógicas ou mesmo sociais, morais – como a capacidade de interagir com o outro, de se colocar no lugar do outro. “Ele [Piaget] construiu hipóteses explicativas vigorosas a respeito das fases de desenvolvimento mental”, diz Maria Regina. “No primeiro período da vida – sobretudo os dois primeiros anos – são de grande importância as atividades de imitação, jogos simbólicos de faz-de-conta, desenhos, e linguagem oral”, completa.

Aguardem novas postagenss...
Abraço carinhoso em todos e todasss...
Emanuela (Manu)
11 de maio de 2011....
Em seus estudos sobre crianças, Jean Piaget descobriu que elas não raciocinam como os adultos. Esta descoberta levou-o a recomendar aos adultos que adotassem uma abordagem educacional diferente ao lidar com crianças. Ele modificou a teoria pedagógica tradicional que, até então, afirmava que a mente de uma criança é vazia, esperando ser preenchida por conhecimento. Na visão de Piaget, as crianças são as próprias construtoras ativas do conhecimento, constantemente criando e testando suas teorias sobre o mundo. Grande parte desse conhecimento é adquirida através das zonas do conhecimento onde os jogos e brincadeiras infantis têm sua principal influencia, onde as noções de regras são criadas, a socialização se faz presente, o simbólico é exercitado, além do físico e o mental.Piaget forneceu uma percepção sobre as crianças que serve como base de muitas linhas educacionais atuais. De fato, suas contribuições para as áreas da Psicologia e Pedagogia são imensuráveis.
Alcineide Souza

terça-feira, 10 de maio de 2011

O ambiente faminto,sedento, simplesmente com fome!!!!!!

Behaviorismo radical (COMPORTAMENTO)






A historinha que os políticos não contaram, que a televisão não mostra e que quase ninguém sabe. Questão de vocabulário? Questão de sobrevivência?Já dissera uma pequenina criança de olhos grandes e melancólicos a face, torta e feia, simplesmente de barriga vazia na escaldante “planície avermelhada de juazeiros” (Graciliano Ramos), dialogando com o seu inconsciente, com a sua fome, com sua a morte, com a sua barriga vazia,com as suas lagrimas, estou com fome! Não! Não! Não e não! Eu FOMEIO.





Aluno:. Reginaldo Francisco

A sociedade, a corporificação do ser humano!!!!

Behaviorismo radical (COMPORTAMENTO)



              A história para ficar na história e a história para não ficar na história, a história para ser esquecida, a quinta-feira que não quero lembrar, a quinta-feira lembrada, a quinta-feira histórica, a quinta-feira de lágrimas, a quinta-feira de choros, a quinta-feira de lágrimas e choros, gritos, correrias, pais- professores, professores-pais, Deus-professor, professor-Deus, polícial-herói, herói-policial, policial e assassino, TA, PA, TA, TA, TA, TA, TA, TA, TA, TA, TA, TA, TA, TA, TA, TA, TA, TA, TA, TA, TA, TA, PA, PA, PA, PA, PA, PA, PA, PA, PA, PA, PA, PA, PA, PA, PA, PA, PA, PA, PA, PA, PA, PA, PA, PA, PA, PA, PA, PA, PA, TA, TA, TA, TA, TA, TA, TA, TA, TA, TA, TA, TA, TA, TA, TA, TA, TA, quinta-feira, 07 de abril de 2011, oito horas de uma manhã ensolarada, céu limpo, praia,música,biquíni,fio dental  PICIUUUUUUUU, UAUUUUU MORENA! Portanto nesse paradoxo social da cidade maravilhosa, a escola (Escola Municipal Tasso da Silveira),assim, como qualquer outro ambiente de conhecimento (sabedoria), de amor, carinho, paixão, de harmonia, de velhos, crianças, adultos e jovens, simplesmente um ambiente de humanização, visto que, esse espaço escolar,para um único e solitário individuo, foi um local escuro, sombrio, sem amor, sem carinho, sem paixão,um ambiente que o violentou, transformou-o em um monstro adolescente, que matou, que mataria 10, 20, 30, 60,90... 120 “sem entrada e sem juros”, ou melhor sem choro,sem lágrimas, sem dor, sem piedade,ele matou,será que ele “sentia raiva ou tinha raiva”?........Não!Não!Não!Não e não, simplesmente ele conjugou o verbo correto RAIVEIA!



Aluno:.  Reginaldo Francisco

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Jean Piaget

http://www.dominiopublico.gov.br/download/video/me03554a.mp4
Este link e de um video que relata um pouco sobre a vida de Jean Piaget, sobre suas teorias quando ao desenvolvimento da criança.
Achei bem interessante.
Edna Albuquerque.