quarta-feira, 11 de maio de 2011

UM POUCO MAIS DE PIAGET NUNCA É DEMAIS!!!!

A inteligência, segundo Piaget, é uma adaptação: o indivíduo desenvolve formas de agir e pensar para superar os desafios colocados pelos meios natural e social. Ao se deparar com uma novidade, um desafio, a pessoa é capaz de remanejar suas ideias e criar novas conclusões a partir delas, para resolver seu problema. “O pensamento se desenvolve a partir das ações sensoriais e motoras que antecedem o aparecimento da função simbólica, isto é, da capacidade de pensar”, explica a docente do curso de Psicologia da PUC-SP Maria Regina Maluf, presidente da Sociedade Interamericana de Psicologia e estudiosa de Piaget.
Na escola, isso adquire a roupagem de provocação. “Temos em mente a situação de que o novo conteúdo traz um desequilíbrio para o aluno, sendo que ele volta à situação de equilíbrio depois de assimilar esses novos conhecimentos. Ou seja, o cerne da questão é a problematização, fazermos com que os alunos enfrentem os desafios e se sintam capazes de superá-los”, sustenta a orientadora pedagógica. Pelo foco da psicologia, Maria Regina explica: “surge assim [com os estímulos adequados] o pensamento lógico, sob a influência de quatro fatores do desenvolvimento, conforme os estudos de Piaget: a maturação, a aprendizagem, as interações sociais, e a equilibração, ou seja, a busca constante de regulação mental”.
(...)O legado mais concreto de Piaget para a educação foi a classificação assertiva, por faixas etárias, das fases da criança, apontando em qual delas o indivíduo é capaz de realizar determinadas operações mentais, lógicas ou mesmo sociais, morais – como a capacidade de interagir com o outro, de se colocar no lugar do outro. “Ele [Piaget] construiu hipóteses explicativas vigorosas a respeito das fases de desenvolvimento mental”, diz Maria Regina. “No primeiro período da vida – sobretudo os dois primeiros anos – são de grande importância as atividades de imitação, jogos simbólicos de faz-de-conta, desenhos, e linguagem oral”, completa.

Aguardem novas postagenss...
Abraço carinhoso em todos e todasss...
Emanuela (Manu)
11 de maio de 2011....

Nenhum comentário:

Postar um comentário