terça-feira, 22 de março de 2011

ENSINAR EXIGE REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE A PRÁTICA

Com certeza a discussão da aula de hoje nos permitiu elucidar questões a cerca da aprendizagem e do ensino. Compreender que o ensino, de fato, não é um mero repasse de informações, nos permite refletir sobre como podemos enriquecer e significar o processo de aprendizagem do educando. E isso, nada mais é do que uma reflexão crítica sobre a prática.
Paulo Freire, no seu livro Pedagogia da Autonomia, nos traz grandes contribuições acerca desse debate. Descato alguns trechos desse livro, cuja leitura não posso deixar de indicar. Vale a pena!!!!

" É pensando criticamente a prática de hoje ou de ontem que se pode melhorar a próxima prática. O próprio discurso teórico necessário à reflexão crítica, tem de ser de tal modo concreto que quase se confunda com a prática." (FREIRE 2009, p. 39)

" Ensinar exige compreender que a educação é uma forma de intervenção no mundo" (FREIRE 2009, p. 98)

"Quando entro em uma sala de aula deve estar sendo um ser aberto a indagações, à curiosidade, às perguntas dos alunos, a suas inibições; um ser crítico e inquiridor, inquieto em face da tarefa que tenho - a de ensinar e não a de transferir conhecimento."(FREIRE 2009, p. 47)


Um forte abraço a todos e todas...
Emanuela Bernardino (Manu)...22/03/11

2 comentários:

  1. Que bom que as aulas estão contribuindo positivamente para a reflexão acerca do ensino e da aprendizagem. Aproveitem ao máximo a disciplina para pensar a respeito das concepções que guiarão suas práticas futuramente. Adorei a sua postagem, Emanuela! ;D

    Beijos! ;***

    Dani

    ResponderExcluir
  2. gostei muito
    hoje vou apresentar um seminário sobre ele
    minha parte é Ensinar exige reflexão
    foi uma boa ajuda!

    ResponderExcluir