segunda-feira, 20 de junho de 2011

Para mim um dos melhores assuntos dado até agora foi Vygotsky. Não sei se foi pelo filme bem acho que sim. E como tmb não ando postando aqui no blog resolvi postar logo.
Bem vamos lá: para min associar ao tema de Vygotsky com a humanização é mais fácil.
Primeiro porque acredito que a educação em sim não deve ser diferenciada. Para o aluno de acordo com sua necessidade ele já deixa isso muito bem claro na sua zona de desenvolvimento proximal. Para a pesquisadora Cláudia Davis, professora de psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP): Não há um estudante igual a outro. As habilidades individuais são distintas, o que significa também que cada criança avança em seu próprio ritmo. À primeira vista, ter como missão lidar com tantas individualidades pode parecer um pesadelo. Mas a pesquisadora garante: o que realmente existe aí, ao alcance de qualquer professor, é uma excelente oportunidade de promover a troca de experiências. E realmente isso é comprovado no filme vermelho como o céu quando o  mirco Barelli começa  a se relacionar com a filha da cozinheira da escola que no momento me falha o nome. Eles trocam experiências possibilitando a mesma de se relacionar no mundo dele que para ela é desconhecido e aprender juntos.
Antonietta.

2 comentários:

  1. OI, Antonietta assim como vc, também gostei muito dos textos de Vygotsky e adorei o filme, pois ele deixou claro p/ mim que todos nós temos várias habilidades, que muitas vezes não utilizamos.
    ASS: Manuella Rocha

    ResponderExcluir
  2. Concordo Antonietta! Nada mais humano do que uma educação igual para todos! Estudar formas de desenvolver as potencialidades de crianças com necessidades especiais foi otimo.
    Adorei estudar Vygotsky nesta pespectiva!
    ASS: Camila Guimarães

    ResponderExcluir