sexta-feira, 25 de março de 2011

Acolhimento

De: Manuella  Rocha

 Uma característica fundamental para quem deseja ensinar é ter a sensibilidade de enxergar o outro, as suas particularidades, pois o que nos faz ser especial é justamente o que nos diferencia dos demais e isso muitas vezes entra em choque com o modelo de ensino presente na nossa sociedade voltado para o mercado de trabalho, com interesses políticos e capitalista, onde prega uma corrente que diz: tudo depende do esforço, ou seja, quem não consegue é culpado, preguiçoso.
 Gostei muito de uma cena do filme Como Estrelas Brilhantes na Terra, quando o professor Nikumb entregou uma folha para Ishaan  usar toda a sua imaginação e ao perceber que o aluno entregou a folha em branco teve a sensibilidade de compreender a emoção do menino, muitas pessoas pensam que uma atividade não feita significa nada, mas ela  pode significas o contrário muita dor, dificuldade em se inserir em ter a oportunidade de ser quem ele é.

3 comentários:

  1. Implicitamente, na interlocução com Grossi(2001), autora do texto: "O triângulo básico da estruturação humana", você aponta a importância do outro no processo de aprendizagem e da iserção do sujeito nos grupos humanos. Além disso, também na relação com o filme: "Como estrelas na terra - toda criança é especial", você destaca o papel da afetividade no processo de aprendizagem, enfatizando a singularidade humana que aparece no seu ato falho quando intitula o filme: "como estrelas BRILHANTES..."

    Sandra Ataíde

    ResponderExcluir
  2. É interessante sua postagem,concordo com vc,quando fala da importância da valorização do outro.Vivemos em um país que te julga pela aparência.Mais é importante entendermos que o outro muitas vezes precisa de um pouco mais de atenção e de respeito.

    ResponderExcluir
  3. É interessante sua postagem,concordo com vc,quando fala da importância da valorização do outro.Vivemos em um país que te julga pela aparência.Mais é importante entendermos que o outro muitas vezes precisa de um pouco mais de atenção e de respeito. postado por Alcineide

    ResponderExcluir