quarta-feira, 23 de março de 2011

Como ensinar, como aprender?

O educador objetivando  comprometimento  com a Educação questiona:  como  ensina-se e como  aprende-se? Por que pessoas têm dificuldades em aprender e os métodos,  as vezes, são falhos nessa situação?
A aprendizagem é definida pelos estudiosos como uma modificação relativamente permanente do comportamento que resulta do exercício ou da experiência vivida, (HUFFMAN, 2000). Em Educação é a aquisição e incorporação de novos conhecimentos com vistas à reutilização funcional, (TARDIF, 1997).
No entanto, não é só aprender e reproduzir. Há tantos métodos pedagógicos que tentam resolver todas as dificuldades de aprendizagem dos alunos de ordem cognitiva, como se o aprendizado fosse essencialmente cognitivo. Mas, há outros campos da aprendizagem o Emocional, da Afetividade e o Social.
Por fim, reporto-me à Paulo Freire quando dizia que antes de tudo o educador deve ser amoroso, gostar de gente e não se sentia envergonhado de ser um Educador Amoroso.
Ensinar e aprender, uma relação simbiótica.  Acolher e sentir-se acolhido.
Assinado: Alkeíres Souza

4 comentários:

  1. Como ensinar,Como aprender? é algo complexo por que não existe regras nem manual, são situações diversas do cotidiano de cada um em sua sala de aula que vai mostrar qual o melhor caminho e a melhor maneira que o professor tem para assegurar a aprendizagem do aluno,partindo de um comprometimento do profissional com o que faz.O acolhimento é algo fundamental na vida estudantil de uma criança pois faz com que ele se sinta á vontade de expressar suas dúvidas, saberes e emoções. A aproximação do professor com o aluno é algo indispensável para que possa ser garantido não apenas a aprendizagem por si só, mas o sentimento de amizade que apesar das dificuldades de se trabalhar em sala de aula hoje em dia, acredito que seja comum.

    Alkeíres parabéns pelo texto, é bem reflexivo e muito amplo á discussões.

    Patrícia de Holanda

    ResponderExcluir
  2. Como ensinar, como aprender?
    Acredito que haja uma relação de troca entre educador e educando. A aprendizagem se dá no dia a dia com a troca de experiências. Neste caso a afetividade é de extrema imporância para que o educador se sinta a vontade e o educando demonstre um interesse maior pela disciplina e/ou aula. Na vidao todo aprendizado é baseado na troca de experiências, conhecer as necessidades do educando vai além do saber.

    Leandro Wagner

    ResponderExcluir
  3. concordo com leandro, o ato de ensinar e prender se da atravez da passagem de aprendizagem aluno e professor... além de todasas experiencias que ambos adquirem no cotidiano de cada um...

    ResponderExcluir
  4. "Ser mestre não é apenas lecionar. Ensinar não é apenas transmitir matérias. Ser mestre é ser instrutor e amigo, guia e companheiro. É caminhar com o aluno passo a passo, é transmitir a ele o segredo da caminhada." (PIAGET)

    Nadja lins

    ResponderExcluir