sexta-feira, 18 de março de 2011

CONSIDERAÇÕES SOBRE O QUE É O HUMANO E O QUE É HUMANIZAR -

O que é o humano? O humano é o efeito da combinação de três elementos: a materialidade do corpo, a imagem do corpo e a palavra que se inscreve no corpo.

O que diferencia o ser humano da natureza e dos animais é que seu corpo biológico é capturado desde o início numa rede de imagens e palavras, apresentadas primeiro pela mãe, depois pelos familiares e em seguida pelo social. É esse banho de imagem e de linguagem que vai moldando o desenvolvimento do corpo biológico, transformando-o num ser humano, com um estilo de funcionamento e modo de ser singulares.

O fato de sermos dotados de linguagem torna possível para nós a construção de redes de significados, que compartilhamos em maior ou menor medida com nossos semelhantes e que nos dão uma certa identidade cultural. Em função da dinâmica de combinação desses três elementos, somos capazes de transformar imagens em obras de arte, palavras em poesia e literatura e sons em fala e música, ignorância em saber e ciência. Somos capazes de produzir cultura e a partir dela, intervir e modificar a natureza.

Entretanto, acontece que a palavra pode fracassar e onde a palavra fracassa somos capazes também das maiores barbaridades. A destrutividade faz parte do humano e a história testemunha a que ponto somos capazes de chegar. O homem se torna lobo do homem. Passamos a utilizar tudo quanto sabemos em nome de destruir aos humanos que consideramos diferentes de nós e por isso mesmo achamos que constituem uma ameaça a ser eliminada. Essa destrutividade pode se manifestar em muitos níveis e intensidades, indo desde um não olhar no rosto e dar bom dia, até o ato de violência mais cruel e mortífero.

Então, o que é humanizar? Entendido assim, humanizar é garantir à palavra a sua dignidade ética. Ou seja, o sofrimento humano, as percepções de dor ou de prazer no corpo, para serem humanizadas, precisam tanto que as palavras com que o sujeito as expressa sejam reconhecidas pelo outro, quanto esse sujeito precisa ouvir do outro palavras de seu reconhecimento. Pela linguagem fazemos as descobertas de meios pessoais de comunicação com o outro, sem o que nos desumanizamos reciprocamente.

Isto é, sem comunicação não há humanização. A humanização depende de nossa capacidade de falar e ouvir, pois as coisas do mundo só se tornam humanas quando passam pelo diálogo com nossos semelhantes.

Autoria:Jaime Betts



Postado por: Benilaura Alves Pereira.

Espero que este primeiro poste seja o primeiro de vários que virão, aos poucos vamos nos reconhecendo por este meio novo e interessante, nos tornando mais cúmplices e mais unidos neste caminho que estamos trilhando em conjunto.

Sucesso para Nós!

4 comentários:

  1. Como ensinar, como aprender?
    O educador objetivando comprometimento com a Educação questiona: como ensina-se e como aprende-se? Por que pessoas têm dificuldades em aprender e os métodos, as vezes, são falhos nessa situação?
    A aprendizagem é definida pelos estudiosos como uma modificação relativamente permanente do comportamento que resulta do exercício ou da experiência vivida, (HUFFMAN, 2000). Em Educação é a aquisição e incorporação de novos conhecimentos com vistas à reutilização funcional, (TARDIF, 1997).
    No entanto, não é só aprender e reproduzir. Há tantos métodos pedagógicos que tentam resolver todas as dificuldades de aprendizagem dos alunos de ordem cognitiva, como se o aprendizado fosse essencialmente cognitivo. Mas, há outros campos da aprendizagem o Emocional, da Afetividade e o Social.
    Por fim, reporto-me à Paulo Freire quando dizia que antes de tudo o educador deve ser amoroso, gostar de gente e não se sentia envergonhado de ser um Educador Amoroso.
    Ensinar e aprender, uma relação simbiótica. Acolher e sentir-se acolhido.

    ResponderExcluir
  2. Lindo texto, Benilaura! Adorei a postagem! Realmente um texto interessante e muito coerente com o tema proposto.
    Muito interessante o que você postou também, Alkeíres. Por ser uma consideração tão rica, sugiro que poste como texto do blog também. ;D

    Beijos! ;***

    Dani

    ResponderExcluir
  3. .... ensinar consiste em passar algo, já a aprendizagem é algo mais profundo, mais humano. É o acolhimento, a integração, a troca de conhecimentos (valores) que vai desde a familia, passando pela escola e prosseguindo no grupo social. Humanização com ensino-aprendizagem é um elo onde se ver o outro e você num circulo, é um circulo constante de ver, ouvir e aprender, ver, ouvir e recomeçar, ver, ouvir e saber calar, ver, ouvir e se amar, pois só nos amando que podemos amar os outros......Isso na minha opinião é humanizar, ensinar e aprender.

    Adorei as postagens meninas....continuem assim...

    Bjus thâmara

    ResponderExcluir
  4. A linguagem, que se inscreve no corpo e que possibilita a constituição da humanização do humano e gera a diferença, a singularidade... Como tudo se relaciona à aprendizagem? Será que o ensino mantém com esta uma relação simbiótica? E como estão estabecer as diferenças, as fronteiras entre eles? Será que a diferença, constituida na inscrição da palavra sobre o corpo, faz-se na simples transmissão "de algo"? Ou depende do "algo" que se transmite? Qual o "algo" do ensino que possibilita à singularidade?
    Sandra Ataíde

    ResponderExcluir