segunda-feira, 28 de março de 2011

O Conhecimento Transforma....

...Se for construído pelo sujeito e se houver a interação contínua entre esse sujeito e a realidade que o cerca. Salienta Becker (2007, p.115) que "aprender é sempre um processo de reconstrução no qual o sujeito participa ativamente".
Por que para alguns educadores é tão difícil compreender e aceitar que o sujeito não é uma tábula rasa?? Não seria uma espécie de anulação do outro ou até mesmo uma prepotência acreditar que o outro é vazio e que só a partir das interferências que faz é que a aprendizagem de fato irá acontecer?
De acordo com Becker (2007, p.115)" as instituições escolares parecem estar organizadas a partir da convicção de que o conhecimento é transmitido, ao invés de construído. Por isso, dão especial importância a atividades de memorização e repetição, deixando pouco lugar para a atividade exploradora e criativa dos alunos."
É na interação contínua entre o sujeito e a realidade que a aprendizagem será significativa.
"O conhecimento é sempre uma construção que o sujeito realiza, partindo dos elementos de que ele dispõe."(Becker, 2007, p. 120)
Um abraço a todos e todas....
Emanuela Bernardino (Manu)

REFERÊNCIA
BECKER, Fernando; BEATRIZ, Tania. Ser professor é ser pesquisador. Porto Alegre: Mediação, 2007.

Um comentário:

  1. Emanuela levanta uma questão relevante: por que será que é tão difícil para alguns educadores pensarem que o sujeito é ativo e constrói conhecimentos? Questão essa que interpela a própria instituição escolar em seu fazer diário e em seu papel social e humanizante. Questionamento também que chama atenção para o lugar de cada um e do outro no processo de aprendizagem e ensino.
    Sandra Ataíde

    ResponderExcluir