segunda-feira, 28 de março de 2011

O que é ensinar? O que é aprender? (Eixo: Humanização)

Penso que ensinar e aprender tomando como foco a perspectiva humanizante é, primeiramente, relembrar Paulo Freire (1987) quando afirmou que os seres humanos nascemos INCONCLUSOS, INACABADOS. E que a nossa vocação seria nos tornarmos cada vez mais humanos, numa busca que Freire denominou de BUSCA PELO SER MAIS. Indiscutivelmente, segundo o educador, corremos o risco de nos perder, nessa busca, e nos afastarmos do processo de humanização e nos tornarmos homens e mulheres hominizados. Mas, a vivência de práticas e situações numa perspectiva humanizante, ao longo da vida, seria de fundamental importância na constituição do ser humano enquanto ser tentando se afirmar individualmente e no coletivo.
Pois bem, a partir desse processo de busca do ser mais e compartilhando com o pensamento de Souza (2006) quando afirma que a educação só ocorre de fato quando contribui para a nossa humanização, é que começo a pensar se realmente o modelo de educação a que estamos submetidos contribui para um viver realmente humano. E mais, se as práticas pedagógicas, vividas, sobretudo, com o advento da Escola, nos apontam para um contexto de relações humanas ou humanizantes.
Ora, o filme Como Estrelas no Céu explicitou claramente a dinâmica de ensino e aprendizagem dentro de uma prática Desumanizante (preconceitos, humilhações, não acolhimento e incompreensões) e, posteriormente, com a atuação de um professor de artes, uma dinâmica de acolhimento, afetividade e valorização a partir das capacidades que cada um de nós traz. No caso do Ishaan, a ação desse professor foi decisiva para a sua inserção no grupo tanto da escola como na sua família. Uma prática que transcende o que temos vivenciado há muitos anos em nossas escolas.
Por isso, ensinar e aprender é muito mais que transmissão de conhecimentos, mas, numa dialética humana, é acolher, entender limitações, buscar soluções em conjunto e estimular nossos alunos naquilo que é peculiar (vocação) seu. Não temos que saber de tudo. Não precisamos saber de tudo, mas necessitamos identificar na vida aquilo que realmente seria a essência para a nossa vida dentro, é claro, de um contexto orientado e, sobretudo, humanizado. Então, penso que somos todos chamados (escola, educadores, comunidade, etc.) a uma mudança significativa em nossas práticas, sobretudo, quando pensarmos em acolhimento e identidade enquanto homens e mulheres buscando humanizar-se.

Paz e Bem,
Paulo Roberto

3 comentários:

  1. Paulo, você faz uma reflexão interessante sobre o processo de humanização na interlocução com os processos de ensino e aprendizagem, contemplando em seu texto situações do filme: "Como Estrelas no Céu", que enfocam duas diferentes práticas pedagógicas: uma que favorece a "hominização" e outra que possibilita a "humanização", dentro do espaço escolar. O que necessariamente passa pelas nossas capacidades ou limites.

    ResponderExcluir
  2. Postagem acima realizada pela professora Sandra Ataíde.

    ResponderExcluir
  3. Realmente,o ensino e aprendizagem é muito mais que transmissão de conhecimento. Acredito que ensino seja construção de conhecimento, onde o educador deve planeja sua aula consciente de que o educando traz suas hipóteses e conhecimento do meio em que vivi.



    Betania Rosa

    ResponderExcluir