quarta-feira, 30 de março de 2011

Segundo os behavioristas a aprendizagem é uma aquisição de comportamentos através de relações entre Ambiente e Comportamento, ocorridas numa história de contingências, estabelecendo uma relação funcional entre Ambiente e Comportamento


Ambiente: Comportamento → Reforço


Apresenta como principais características:

O indivíduo é visto como ativo em todo o processo.

A aprendizagem é sinónimo de comportamento adquirido

O reforço é um dos principais motores da aprendizagem

A aprendizagem é vista como uma modelagem do comportamento

Em algumas abordagens cognitivas, considera-se que o homem não pode ser considerado um ser passivo. Enfatiza a importância dos processos mentais no processo de aprendizagem, na forma como se percebe, seleciona, organiza e atribui significados aos objetos e acontecimentos.

É um processo dinâmico, centrado nos processos cognitivos, em que temos:




De uma perspectiva humanista existe uma valorização do potencial humano assumindo-o como ponto de partida para a compreensão do processo de aprendizagem. Considera que as pessoas podem controlar seu próprio destino, possuem liberdade para agir e que o comportamento delas é consequência da escolha humana. Os princípios que regem tal abordagem são a auto-direção e o valor da experiência no processo de aprendizagem. Preocuparam-se em tornar a aprendizagem significativa, valorizando a compreensão em detrimento da memorização tendo em conta, as características do sujeito, as suas experiências anteriores e as sua motivações.

O indivíduo é visto como responsável por decidir o que quer aprender

Aprendizagem é vista como algo espontâneo e misterioso.


Numa abordagem social, as pessoas aprendem observando outras pessoas no interior do contexto social. Nessa abordagem a aprendizagem é em função da interacção da pessoa com outras pessoas, sendo irrelevante condições biológicas.O ser humano nasce como uma 'tábula rasa', sendo moldado pelo contato com a sociedade.

FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Aprendizagem


O Site fala um pouco sobre o processo de aprendizagem na abordagem Behaviorista (tema do próximo texto a ser trabalhado em sala de aula) e fala ainda do processo de aprendizagem na abordagem de Vygotsky e Piaget.


Postado por Camila Guimarães.

Um comentário:

  1. Como o texto postado por Camila demonstra, a aprendizagem pode ser vista a partir de diferentes perspectivas teóricas. Como diria Masur em seu livro "O Frio Pode ser Quente?": "depende do quê? Depende do jeito que a gente vê".

    Sandra Ataíde

    ResponderExcluir