domingo, 15 de maio de 2011

Piaget: o desenvolvimento humano


O desenvolvimento humano, no modelo piagetiano, é uma conjuntura de relações interdependentes entre o sujeito conhecedor e o objeto a conhecer. Tendo como fatores complementares o processo de maturação do organismo, a experiência com objetos, a vivência social e a equilibração do organismo ao meio. Por sua vez, a relação com o objeto, embora essencial, da mesma forma também não é uma condição suficiente ao desenvolvimento cognitivo humano, no entanto, é necessário também o exercício do raciocínio. Em vista disso, a elaboração do pensamento lógico demanda um processo interno de reflexão. Ao tentar descrever a origem da constituição do pensamento lógico, Piaget focaliza o processo interno dessa construção.
As idéias de Piaget representam uma compreensão do desenvolvimento humano, na medida em que é evidenciada uma tentativa de integração entre sujeito e o mundo que o rodeia. O papel do meio no funcionamento do indivíduo é desprezado a um plano secundário, pois ainda permanece a predominância do indivíduo em detrimento das influências que o meio exerce na construção do seu conhecimento.
Ass: Niviane Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário