sexta-feira, 29 de abril de 2011

Escolas dos EUA mantem Palmatoria!!

PESSOAL QUEM DISSE QUE O EUA É UM PAÍS DESENVOLVIDO? SE EU ENTENDI ALGUMA COISA, TENHO QUASE CERTEZA QUE PALMATORIA É UMA FORMA DE PUNIÇÃO!!!


Escolas dos EUA mantêm palmatórias

Publicado em 23/04/2011 | The New York Times

Nova York - Quando Tyler Anastopoulos foi pego faltando à detenção em sua escola, recentemente, ele recebeu a mesma punição que muitos alunos da zona rural do Texas vêm recebendo há gerações.
Tyler, aluno do terceiro colegial (11.ª série nos EUA) de Wi­­chita Falls, foi enviado ao assistente de direção e levou três pancadas no traseiro com uma palmatória, lembrou Angie Herring, sua mãe. Os golpes foram tão fortes que causaram escoriações profundas e o menino foi parar no hospital.
Embora a imagem do diretor de escola patrulhando os corredores com uma palmatória em mãos pertença basicamente ao passado, a punição corporal ainda vigora em 20 estados dos EUA. Quem garante é o Center for Effective Discipline (“centro pela disciplina eficaz”, em português ), grupo que rastreia a prática em todo o país e defende seu fim. A maioria desses estados fica no sul, onde a palmatória segue impregnada na estrutura social e familiar de algumas comunidades.
A cada ano, incitadas por defensores da segurança infantil, legislaturas estaduais discutem se a punição corporal seria uma forma arcaica de abuso de crianças ou um meio eficiente de disciplina.
Em março, Anastopoulos, que frequenta a City View Junior/Senior High School, contou sua história a legisladores do Texas, estado que está considerando proibir as punições físicas.
As escolas do Texas, segundo Angie, parecem contar com total autonomia na disciplina estudantil, “desde que não matem o aluno”. “Se eu fizesse isso com meu filho”, continuou ela, “eu estaria na cadeia”.
O superintendente do Distrito Escolar Independente de City View, em Wichita Falls, Steve Harrisse, apontou que sua investigação na escola não encontrou nenhuma infração. A punição corporal, afirmou Harris, há tempos tem sido “uma das ferramentas que usamos para a disciplina”.
Idas e vindas
Realmente, até cerca de 25 anos atrás, a punição física podia ser encontrada em escolas públicas de quase todos os estados, disse a fundadora do Center for Effective Discipline, Nadine Block. Im­­pe­­lidos pela ameaça de processos legais, os estados gradualmente começaram a banir a prática.
Segundo estimativas do Depar­­ta­­mento Federal de Educação dos EUA, 223.190 crianças sofreram punições corporais em escolas no ano de 2005-06. Isso representa uma redução de quase 20% em relação a dados coletados alguns anos antes, declarou Nadine.
No Novo México, legisladores aprovaram uma proibição da palmatória em março. A governadora Susana Martinez, republicana, porém, não demonstrou se irá sancionar a lei.
Opositores da medida, como o senador Vernon D. Asbill, temem que uma proibição deixaria os professores de mãos atadas, tornando mais difícil o controle sobre os alunos.
O clamor para acabar com as punições físicas cresceu recentemente, mesmo em estados onde uma proibição seria improvável. No Mississipi, a família de um adolescente espancado entrou com uma ação federal no ano passado. O processo, registrado contra o Distrito Escolar de Tate County, alega que a punição corporal seria inconstitucional – por ser aplicada desproporcionalmente em meninos.
O advogado do adolescente, Joe Murray, também representa a família de outro estudante punido com a palmatória na mesma escola, em março. Neste caso, o garoto foi atingido com tanta força que desmaiou e fraturou a mandíbula.
Na Louisiana, onde a punição física também é legalizada, a controvérsia irrompeu neste ano, depois que o quadro de administradores da St. Augustine High School, a única escola católica de New Orleans – e talvez do país – que ainda usava a palmatória, decidiu banir a prática. Mesmo assim, a comunidade pede a reintegração da prática. “Isso é uma tradição para a escola”, disse Jacob Washington, presidente do corpo estudantil.

ASS: JULIANA MARIA BATISTA

2 comentários:

  1. Parece que no Brasil a discussão sobre a proteção da criança e do adolescente estaria mais avançada, inclusive com ferramentas legais que proibem esse tipo de punição, não só na família como também na escola.
    Será que não se poderia pensar em outra estratégia para garantir a disciplina? O que está subentendido na ideia de que a disciplina só pode ser alcançada com a punição?

    Sandra Ataíde, Ludmila Boas e Dani Moura

    ResponderExcluir
  2. Para muitas pessoas a unica maneira de garantir a aprendizagem é por meio da punição para com alunos considerados lerdos ou inquietos, isso também já vem da familia a autorização que alguns pais dão aos professores "se meu filho bagunçar pode colocar ele de castigo", a punição é cultural por que desde cedo os pais e alguns professores aprenderam que castigando o aluno, esse ficara com medo e, ou ele aprende ou não faz mais o ato que o levou a ser castigado. O bom é saber que um país com tantos problemas sociais e educacionais está saindo na frente de países como os EUA, mesmo sabendo que o Brasil ainda que ainda tem muito a ser feito.

    ResponderExcluir