quarta-feira, 18 de maio de 2011

Dever da escola segundo Jean Piaget

Gente, diante do exposto em sala de aula comecei a pensar: Quais as contribuições de Piaget em sala de aula? Então encontrei este Blog  de Cássio Oliveira. Com uma linguagem simples, ele deixa claro alguns papeis da escola segundo Piaget.
       
"Segundo Piaget, é dever da escola propor atividades que provoquem os conflitos suficientes para gerar a necessidade de resolução de problemáticas por parte do aluno. Este deve ser desafiado de tal maneira que sinta o desequilíbrio, provocando em seu organismo sucessivos reequilíbrios. Neste processo de conflitos o aluno constrói seu conhecimento, de maneira criativa. Tais conflitos estimulam o indivíduo a adotar um perfil crítico, ativo e que busca constantemente o conhecimento.

      Para que uma atividade escolar ou método de ensino esteja fundamentada na teoria de Jean Piaget deve ter sua prática pedagógica fundamentada em alguns princípios básicos, tais como:
Problemática – Este é o ponto de partida e a fonte dos novos conhecimentos e conflitos. O aluno deve se sentir motivado e desafiado a resolver os problemas expostos. A problemática deve causar o chamado desequilíbrio e provocar a busca pela acomodação do novo conhecimento, culminando no aprendizado.
   Interação - Utilizar, experimentar, abordar seus diversos aspectos com diferentes visões. O desenvolvimento da criança deve partir da interação com outras crianças, através do trabalho em grupo, onde o professor cria situações-problema.
     Organização e visualização – Para confrontar os novos conhecimentos com aqueles já aprendidos, é necessário organização de conteúdo. É preciso que haja a orientação necessária para que se atinja os objetivos propostos. Esta organização deve ser realizada de tal maneira que favoreça que o aluno tenha múltiplas visões de um mesmo objeto de estudo. O somatório destas visões, após problematizadas e o estabelecimento do reequilíbrio, impactarão no aprendizado." Cássio Oliveira


Aline Jéssica

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