sexta-feira, 6 de maio de 2011

Piaget, a criança em foco

Outros autores como Montissori,Froebel... defederam que a criança é um ser que merece respeito, é com esses pensadores que se tem o conceito de infância que tempos atrás não existia.Mas, Jean Piaget foi além e colocou a criança como um indivíduo que é capas de formular seu pensamento e ser o sujeito ativo, criando estruturas que interagi com o objeto, modificando e sendo modificada por ele.
Piaget foi criador de uma teoria que é considerada diante das concepções de assimilação e construção do conhecimento, como sendo a teoria mais completa, A Epistemologia Genética, que explica como a criança aprende.
Uma das mais fascinante e curiosa das indagações humanana.
Neste bloco de estudo,vamos nos debruçar no universo infantil desse grande autor, criticado e respeitado por todos que adentram no processo de ensino e aprendizagem. Em uma discursão séria a este respeito o nome de Jean Piaget é com certeza elocidado.


JOSIVALDO FERNANDO DOS SANTOS

4 comentários:

  1. .......concordo com Josi, a criança é um ser dotado de um potencial formidável, acreditemos no poder que ela tem e veremos os resultados obtidos...........saudades de Freud, mas agora temos Piaget para nos ajudar a entender esse universo infantil.. thâmara

    ResponderExcluir
  2. Piaget desenvolveu o método de investigação das idéias das crianças que tem sido utilizado, foi o primeiro a estudar a percepção e a lógica infantil trazendo ao objeto de estudo uma nova abordagem ao invés de enumerar as limitações do raciocínio infantil,Piaget centrou as atenções nas características distintas do pensamento das crianças demonstrando a qualidade do pensamento e a sabedoria que as crianças trazem consigo onde muitas vezes só falta um olhar mais atencioso.

    ResponderExcluir
  3. É isso mesmo, gente! Piaget nos mostrou que a criança é capaz de formular as suas hipóteses e que há uma certa "lógica" em seu erro. Que bom que estão compreendendo as contribuições da teoria de Piaget e socializando com a turma.

    Beijos! ;**

    Dani

    ResponderExcluir
  4. a psicogene abriu a possibilidade do professor olhar para a criança e acreditar que para aprender ela pensa,que aquilo que ela faz tem logica e que se nao enxerga é por que nao se tem instrumentos o suficiente para saber o sentido que esta posto ali. Acreditar que o aluno pensa que é capaz é fundamental pois só assim podemos respeita-lo e apoia-lo,incentivando seu crescimento.( livro/ o dialogo entre o ensino e a aprendizagem de Telma Weis)


    Nadja Lins...

    ResponderExcluir