sábado, 2 de abril de 2011

COMO EDUCAR,COMO APRENDER...

Como já dizia Guimarães Rosa, “Mestre não é aquele que ensina, mas aquele que, de repente, aprende...” Ou seja, mestre não é o que reproduz, transmite ou passa conhecimento, mas aquele que é humilde o suficiente para aprender, com a vida, a gerenciar experiências, que, se tudo correr bem, acontecem, eu diria quase que "apesar do professor", nesse velho e conhecido espaço vivo chamado sala-de-aula. Por outro lado, essas experiências só podem realizar-se por completo, quando transcendem esse mesmo espaço. Do contrário, perderão o sentido para o aluno e com isso, perdem também a chance de real aprendizagem.A eudcação ele transcede as paredes da escola,ela está em toda parte,na rua,na comunidade etc.E isso tem que ser respeitado,para que o ensino aprendizagem seja completo.

Postado por Alcineide Souza

4 comentários:

  1. Humanizar é tornar-se humano, adquirir novos hábitos mais apropriados sob o prisma da ética e da moral distanciando-se da ignorância, estupidez, desamor... É educar-se sendo mais benévolo, enfim, evoluir o “eu espírito”.

    A humanização deve existir em todas as nossas ações. Um exemplo de humanização na empresa é a assimilação de características mais amorosas e conscientes, como a união, a harmonização do grupo entre si e com o todo, afinal, a parceria estruturada no amor.

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  2. HUMANIZAÇÃO ESCOLAR

    A humanização na educação tem vistas a dar visibilidade ao desenvolvimento do sócio-culturalismo na criança, para isso é necessário que antes das tarefas específicas de qualquer processo educativo escolar, a primeira tarefa da educação seja a humanização. Por que através desta, a criança irá transformar sua realidade e terá consciência do seu espaço na sociedade.
    Esse tipo de trabalho exige uma ética de atuação, que deve ser trabalhada desde o berço familiar até a formação profissional, tendo como objetivo construir trocas solidárias e comprometidas com a dupla tarefa de desenvolvimento da educação (o ensinar e o aprender). Dessa forma o pensar em como dialogar com o outro, nas conseqüências de sua conduta perante a outra pessoa, são os principais movimentos propostos pela humanização na educação. Tal sensibilidade tem possibilidade de ser desenvolvida na formação desses indivíduos que vão trabalhar com pessoas diversas em ambiente escolar e não escolar.

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  3. Podemos parafrasear o enunciado de Guimarães Rosa dizendo que o educador é aquele que humaniza e que, portanto, essa ação, embora acontecendo num âmbito escolar por um educador que exerce a ética, expande-se para além dos muros da escola. No entanto, não se pode perder de vista a especificidade do ensino e da aprendizagem escolar.

    Sandra Ataíde

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  4. Pessoal desculpa é que minha com a minnha conta, eu não consigo abrir uma nova postagem, só consigo fazer comentários!!!!

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