quarta-feira, 6 de abril de 2011

A Escola que temos e a escola que Queremos ter


Lá vai José

Sentados! Calados! Não pensem! Não pensem!! Não pensem!!! Lá vai José, criança pequena, astuta, corajosa. O menino era um trabalhador, da zona rural. Acordava todos os dias às quatro horas da manhã, com seu punhal já enferrujado, para amparar o seu pai nos serviços de “homem”. O maior prazer de José não estava no suor cansado das manhãs, mas a sua face erguia sorrisos quando ele colocava o caderninho surrado e o lápis enlaçados com cadarço em baixo do braço.
José chegava todo empolgado nas aulas da “tia” Wilma, por sinal a única professora da única escola do município. Na sala com pouco mais de 50 alunos, Wilma improvisava material, improvisava quadro, improvisava aula, improvisava cópias, improvisava o “B a Bá”, improvisava até ser professora. Ela chegava sempre exausta, sem vida, parecia que seu grande problema era estar ali.
Nada consternava José, nem mesmo Wilma. Ele sonhava em escrever seu nome e não sossegaria enquanto não o fizesse.
Sentados! Calados! Não pensem! Não pensem!! Não pensem!!!
A professora sabia atuar muito bem, quando um sujeito, “à serviço” da “boa” educação ia fiscalizar a escola. Todavia, nos outros dias, tudo o que ela fazia era exigir que as crianças ficassem quietas, obrigando-as a escutar seus “quaisquer coisas” diários.
José, sentadinho ficava imaginando o dia em que ele chegaria a sua escola e lá teriam cadeiras e ventiladores novinhos, e sua merenda de todos os dias saciaria a fome de um cidadão arrebentado pela injustiça. O que ele queria mesmo era uma professora que refletisse sua realidade que morava logo ali... E o fizesse pensar “os porquês”, além de um mesquinho 2+2.
José queria brincar, queria Gritar! Queria querer!
Por Camila Oliveira

Um comentário:

  1. E agora José? Seu sonho não se realizou, não pode brincar, não pode querer, não pode aprender. E agora José? A sua professora não "veio", não lhe ensinou, não lhe deixou gritar, não lhe deixou pensar. E agora José?

    Sandra Ataíde

    ResponderExcluir