quinta-feira, 7 de abril de 2011

Humanização

    Observando a pedagogia de humanização de Paulo Freire que se dá a partir da construção de um mundo mais justos e com processos educativos críticos e transformadores, a humanização é tomada como uma categoria que exige o entendimento de como os processos educativos se estabelecem enquanto ação cultural e instrumento de transformação da realidade, constituindo dessa forma, uma concepção humanista e libertadora. Portanto é possível afirmar que esse humanismo é concreto, crítico, engajado, transformador, pois se alimenta na ação-reflexão cotidiana de homens e mulheres que lutam pela sua libertação. Diante disso, podemos perceber que a educação é parte integral da humanização nesta constante construção de conhecimentos a partir das experiências grupais que desenvolvemos ao longo da vida.

Para refletir:

"A Educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tão pouco a sociedade muda" 
Paulo Freire


Postado por: Deise Carla

2 comentários:

  1. Bem lembrado Deise, Paulo Freira trata muito dessas questões, acredito que estas lendo sobre ele. Também estou e está sendo maravilhosos aprender esses conceitos, que remete muito bem a humanização!
    Abraço a Todos!!

    ResponderExcluir
  2. Como Deise, a partir das reflexões que Paulo Freire aponta a Humanização é uma categoria teórica que nos ajuda a pensar na formação humana integral na relação com o contexto sociocultural revelando a natureza concreta e situada de tornar-se humano.
    Sandra Ataíde.

    ResponderExcluir