quinta-feira, 14 de abril de 2011

Humanizar é tarefa...escola é alegria!!!

 Antes das tarefas específicas de qualquer processo educativo escolar, a primeira tarefa da educação é humanizar. Proporcionar ao estudante a possibilidade de reconhecer-se a si mesmo e em sociedade, tornar-se consciente do mundo em que vive e, saber que é livre para transformar a sua realidade. No entanto, uma escola que assume a tarefa de humanizar deve tornar-se espaço de alegria, semelhante à alegria de um jogo, que reúne a obrigatoriedade das regras, a liberdade de ação e uma tensão permanente. Desse modo a aprendizagem flui de uma maneira séria e que ao mesmo tempo é leve e prazerosa para todos os envolvidos nesse processo educativo, tanto os próprios educadores, quanto os alunos e suas famílias.

Por Marcella Vasconcelos

4 comentários:

  1. De acordo com o que foi postado por Marcella, o processo de humanização na escola envolve o sujeito integral: dimensão cognitiva, afetiva e motora, como em um jogo. Qual é o papel desempenhado pelo professor nesse jogo?

    Sandra Ataíde e Ludmilla Boas

    ResponderExcluir
  2. Outro dia li um artigo que dizia ser necessário intervenções de qualidade do educador nas atividades de forma a enriquecer e potencializar o processo de aprendizagem.Será que essa é resposta correta?

    Aline Jéssica

    ResponderExcluir
  3. Aline, acredito na importância da mediação do professor nos processos de ensino aprendizagem. Mediar não é transferir, passar....mas contribuir p/ o desenvolvimento e autonomia do aluno.
    Abraços...
    Emanuela Bernardino

    ResponderExcluir
  4. Obrigada querida, pela explicação correta... você é demais!Acho que foi exatamente isso que eu quiz dizer na minha postagem anterior.

    Aline Jéssica

    ResponderExcluir