quarta-feira, 6 de abril de 2011

A REALIDADE ESCOLAR X O PROPÓSITO DA HUMANIZAÇÃO

                A realidade e o contexto na qual se passa o filme, certamente, não está muito distante da realidade das escolas brasileiras, pois ainda encontramos professores que não conseguem identificar ou compreender as dificuldades de aprendizagens dos alunos, mesmo tendo formação acadêmica para tal. Muitas das dificuldades de aprendizagens dos alunos não são percebidas pelos professores sendo até interpretadas de forma errônea. Fatos assim podem ocorrer em virtude da não preocupação dos professores em ter uma relação mais próxima, mais envolvente com o educando, o que muitas vezes, contribui para uma aprendizagem mais humanizada e significativa.
                A grande dificuldade do exercício da docência é conseguir estabelecer uma boa relação pedagógica com os alunos. Em alguns casos, os baixos índices de aprendizagens de escolas pode está relacionado à questão da (des)humanização; docentes apresentam certa dificuldade de lidar com os problemas dos alunos ou mesmo não consegue se colocar no lugar do outro.
                Humanização no processo educativo nos apresenta diversas possibilidades, entre elas uma maior relação dialógica entre professores e alunos. Se a preocuapação da escola é formar cidadãos, é fundamental que comece a repensar o processo de humanização em seu projeto politico pedagógico. Uma escola que não trabalha dentro dessa perspectiva, terá dificuldade em estabelecer uma relação pedagógica propícia à construção de conhecimentos significativos.
                   Sendo assim, a escola atual tem o desafio de ser um espaço essencialmente humanizador, sem esta característica, ela perde sua função principal.

                                                 HUMANIZAR É...........

                    APRENDER A CONVIVER, RESPEITAR OS OUTROS E A SI MESMO, ACREDITAR NA VIDA ENQUANTO POSSIBILIDADE, SENDO UM SUJEITO CONSCIENTE DE SUA CONDIÇÃO SOCIAL.

POSTADO POR GEOVANA SILVA

2 comentários:

  1. Pensar o processo de humanização como constitutivo do projeto político pedagógico da escola leva-nos a refletir sobre a humanização do próprio professor e, portanto, de um ambiente humanizador para toda a comunidade escolar. Nesse caso, um ambiente em que o processo de humanização não inclua o próprio professor, a formação acadêmica mostra-se insuficiente para lidar com as dificuldades dos alunos e com as exigências do cotidiano escolar.

    Sandra Ataíde

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  2. Considerando que todo ser humano é uno e ao mesmo tempo social, ser de relações, compreende-se, desse modo, que suas ações e interações.
    O Filósofo contemporâneo Gusdorf diz que "o homem não é o que é, mas é o que não é", não está fazendo um jogo de palavras. Ele quer dizer que o homem não se define por um modelo que o antecede, por uma essência que o caracteriza, nem é apenas o que as circunstâncias fizeram dele. Ele se define pelo lançar-se no futuro, antecipando, por meio de um projeto, a sua ação consciente sobre o mundo.Professores e alunos dentro das relações que se passar dentro de uma sala de aula e até mesmo fora dela compreende o mundo com um todo multiplicando valores como troca de conhecimento este processo está toda a forma de humanização necessária para formação de um ser humano realmente consciente.

    att:.Paulo ....

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